Wagner Ribeiro


 

WAGNER PINHEIRO RIBEIRO, nascido em 1959, é artista plástico amapaense de Serra do Navio-AP e viveu toda a sua infância e adolescência na Vila Amazonas em Santana. Trabalha com a técnica acrílica sobre tela e seu estilo é impressionista. Gosta de retratar a Amazônia, os costumes e as cidades. Iniciou suas atividades artísticas desde dos 5 anos de idade. Buscou conhecimentos na história da arte e experimentou várias técnicas, mas só ganhou a nomenclatura de artista plástico a partir do ano de 2000, quando foi convidado para participar da primeira exposição coletiva no Teatro das Bacabeiras junto com dois grandes nomes das Artes Visuais do Estado do Amapá. A solidão que passou, afastado da esposa no período de um mês, despertou a inspiração. Foi quando começou a pintar em série.

"Antes, eu pintava uma ou duas vezes por ano. Eu tinha essa ideia de que era principiante e tinha vergonha de mostrar meu trabalho. Foi quando resolvi fazer um trabalho em série."

O artista lembra que só teve certeza do seu estilo quando foi pesquisar sobre a história da arte e começou a comparar seus trabalhos com outros e chegou a conclusão do que fazia.

"E igual musica: você começa a cantar e descobre que tem um ritmo, ele é identificado de um jeito ou de outro e você descobre se é brega, se é samba, sertanejo. Eu percebo que o meu trabalho é voltado para o impressionismo. Depois que eu comecei estudar foi que descobri."

Wagner Ribeiro cita R Peixe como uma de suas influências. Sobre a inspiração, ele diz que vem de todas as partes da cidade de Macapá. Pontos turísticos, cultura indígena, marabaixo... tudo entra nas telas.

"Gosto de regionalismo. Começo a pintar o que vejo. Gosto da minha cultura, gosto da minha cidade. Percebo que eu tenho que pintar o que está a minha volta. Diferente de outros artistas que vão para uma pintura mais universalizada." 

 


É autodidata nas áreas do desenho, pintura e escultura, foi professor da Escola de Arte Cândido Portinari e conselheiro de cultura do Amapá. Teve uma parcela de contribuição na criação do Sistema Municipal de Cultura. Foi o criador da GALERIA DE ARTES SAMAÚMA em 2013 e participou de várias exposições pelo Brasil e na Guiana Francesa. Foi capa da TELELISTA em 2006 e premiado com prêmio PINTOMBORA pelo CONSEC-AR Participou das bienais ARTISTAS BRASILEIROS em 2008 e 2010 no Congresso Nacional. Participou das coletivas ZUMBIARTE de 2014 a 2017 e ajudou a realizar o projeto AMAZONARTE de Belém do Pará aqui no Amapá.

 


 

Realiza também todos os anos O ENCONTRO DAS ARTES na Galeria de Artes Samaúma em parceria com a Diário FM através do programa O CANTO DA AMAZÔNIA com o radialista Heraldo Almeida. O badalado evento é transmitido direto da Galeria de Artes Samaúma através do Iink da Rádio. Wagner participa dos movimentos artístico-cultural e mantém a luta pela valorização e reconhecimento dos artistas. Foi um dos curadores da exposição no Senado Federal em comemoração os 76 anos da Criação do Ex-território Federal do Amapá em setembro de 2019. Ainda no final do mesmo ano, os seus trabalhos chegaram nas mãos dos âncoras da Rede Globo e em dez países da Europa, até o Papa Francisco recebeu duas de suas peças.


 

Através de seu celular, Wagner produz um jornal virtual desde março de 2020 que circula no meio artístico, chamado Jornal Samaúma.

 



 

 

Certificados adquiridos por Wagner Ribeiro 

 

Certificado de participação na programação no Senado Federal da exposição "Amapá - Onde os hemisférios se encontram - 76 anos da criação do território" em 2019

 

Certificado de Premiação de 1º lugar na categoria de Artes Plásticas do 1º Concurso de Artes da 22ª Brigada de Infantaria de Selva em 2018

 

 

Certificado de participação da composição artística na Coletânea Amapaense Língua Portuguesa do Programa de Aprendizagem no Amapá em 2018



Certificado de honra ao mérito pela curadoria da "Exposição de Artes Plásticas", dentro do evento de revitalização do Museu Sacaca e como parte da campanha "Vem pro museu! Valorize, que é nosso", e pelo trabalho de restauração e revitalização da estátua "Monumento do Mestre Sacaca", de 2018


Certificado do Curso Transforme Sua Ideia em Modelo de Negócios de 2017


 
 
Certificado do Curso de Gestão e Políticas Culturais de 2011

 
 

Certificado de participação das coletivas ARTISTAS BRASILEIROS - NOVOS TALENTOS - 2008 e 2010. Senado Federal - Brasília

 


Voto de Congratulação pela passagem do "Dia do Artista Plástico"

 
 
 
 
Referências: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria Samaúma

Wagner Ribeiro lança série de vídeos para o ensino de artes plásticas